Limites aos excessos do Capitalismo

Print Friendly, PDF & Email

O paradoxo do capitalismo é que ele vai cada vez mais longe por não se dirigir especificamente a lugar algum. O mercado não tem um objetivo global! Ele nada mais é do que o encontro de uma variedade indiscriminada de objetivos individuais que buscam se realizar simultaneamente todo o tempo. Cada qual deseja realizar sempre mais e mais. O capitalismo não tem, assim, limites intrínsecos. Ele não se limita a si mesmo. Há que se dispor de limites externos para ele se conter, se não ele vai sempre querer se expandir, conforme se referia Rosa de Luxemburgo em sua clássica obra “A Acumulação de Capital”, publicado em português pela Editora Zahar.

Leia o PDF na íntegra:

Sobre Wagner Siqueira

Adm. Wagner Siqueira
É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e durante os últimos 6 anos (2011-2016) foi presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), onde empreendeu uma firme e ampla luta em defesa do mercado de trabalho dos Administradores e dos Tecnólogos de Gestão. Seus posicionamentos no campo político-institucional, sempre independentes, lhe garantem a liderança da profissão em todo o Brasil. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), braço educacional do CRA-RJ. Eleito Conselheiro Federal pelo estado do Rio de Janeiro para o biênio 2017-2018.
É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração (ABCA) e vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil, entidade que realiza importantes obras em prol da cultura de jovens e adolescentes. Também é membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).
É autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa. Seu livro ‘As Organizações são Morais?’ foi recentemente lançado pela Editora Qualitymark (2014). É autor de centenas de artigos de opinião publicados em mídias nacionais de grande circulação e articulista do Portal Administradores.com.
É palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013.
Foi presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e da Federação Nacional dos Administradores (Fenae). E vice-presidente da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Como Vereador da cidade do Rio de Janeiro e Deputado Estadual representou e defendeu os interesses coletivos, em especial, dos Administradores e dos funcionários públicos ativos e inativos.
Foi Secretário de Modernização Administrativa do Ministério do Planejamento; Diretor de Administração da EMBRATUR; Gerente de Administração e de Planejamento do BD Rio – Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do IPERJ – Instituto de Previdência do Estado do RJ (atual Rioprevidência); presidente da FESP – Fundação Escola de Serviço Público; membro do Conselho Estadual de Educação; Secretário de Administração e Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro; Presidente do Riocentro; e Presidente do IPLAN-Rio – Instituto Municipal de Planejamento da cidade do Rio de Janeiro.

Website
Ver todas as postagens




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.