Logística empresarial no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

A logística empresarial é imprescindível, sendo vital a sua análise pela organização. A otimização da logística empresarial representa uma vantagem competitiva, em virtude da redução dos custos das operações logísticas e do atendimento ao cliente dentro do nível de serviço estabelecido. Devido ao aumento da competitividade no mercado e a complexidade das operações logísticas, as empresas estão cada vez mais dedicadas à logística empresarial. A importância do processo logístico engloba o planejamento na utilização dos recursos e no fluxo das informações, desde o ponto de origem até a entrega do produto ao cliente, visando o nível de serviço estabelecido. O governo e as empresas devem investir em logística, mas o investimento necessita ser bem planejado, para que a operação tenha funcionalidade, evitando desperdícios.

Por exemplo: A escolha do melhor transporte de cargas depende da análise do tipo de carga, infraestrutura e equipamentos para unitização, embarque, desembarque, manuseio, movimentação e armazenagem. Depende, também, da distância a ser percorrida, disposição geográfica da região, localização, custo do transporte e prazo de entrega. Para otimizar o processo logístico, em muitos casos é utilizada a multimodalidade ou a intermodalidade (tanto a multimodalidade quanto a intermodalidade representam a utilização de mais de um tipo de modal (transporte) para atender determinada demanda, desde o ponto de origem até o seu destino final. A diferença é que na intermodalidade é emitida documentação de transporte para cada modal, tendo sua responsabilidade individualizada para cada transportador. Já na multimodalidade é emitida uma única documentação de transporte para os modais, centralizando sua responsabilidade no OTM (operador de transporte multimodal).

Devido à extensão territorial, à disposição geográfica e à localização das empresas brasileiras seria uma grande contribuição para a logística brasileira o aumento na utilização dos modais aquaviário e ferroviário, que necessitam de maiores investimentos em sua infraestrutura.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.