O papel dos stakeholders na responsabilidade social empresarial com enfoque na ISO 26000 | Espaço Opinião do CRA-RJ

O papel dos stakeholders na responsabilidade social empresarial com enfoque na ISO 26000

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Estamos vivendo em um grande momento de crise em diversos setores, seja econômico, ambiental ou social, em todo o mundo. Temos presenciado empresas e associações de todos os segmentos pecando pela ausência de ética ao desatender seus públicos e até seus próprios funcionários. A responsabilidade social corporativa pode ser vista como uma grande estratégia para manter ou aumentar a rentabilidade empresarial sem deixar de potencializar o desenvolvimento. A gestão de projetos vem hoje agregar estratégias empresariais que buscam soluções ambientais sustentáveis, socialmente corretas e economicamente viáveis agregando mais valor ao lucro. O gerenciamento de stakeholders, partes interessadas, abrange a identificação, análise, desenvolvimento de ações, comunicações e interfaces com cada um dos envolvidos no projeto. O sucesso do projeto depende da participação de suas partes interessadas e, por isso, é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelo gerente de projeto, que pode ser temporário, como um projeto, ou duradouro, a exemplo da missão que dará norte à organização. Os stakeholders exercem papel fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, por isso são fundamentais para a ISO 26000, norma que oferece orientação a respeito da identificação, priorização e engajamento de suas partes interessadas de acordo com seus diferentes interesses.

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